Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.712 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Niterói > Setor do Campo Escola Ary Carlos - Vale da Serrinha

Ampliar imagem Setor do Campo Escola Ary Carlos - Vale da Serrinha
Visão Geral das Vias
Ampliar imagem Setor do Campo Escola Ary Carlos - Vale da Serrinha
Face Norte da Serrinha. Croqui de Claudney Neves.
Setor do Campo Escola Ary Carlos - Vale da Serrinha
Cadastrada por: Leandro do Carmo, em 24-04-2020 às 19:58
Altitude: 200 metros
Descrição: Novo setor que se consolidou no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Já são 14 vias e mais 1 projeto abandonado.

São vias com graduações do II ao VIIa, bem protegidas, com lances variados. Ótima opção para quem está iniciando as guiadas ou quem está escalando pela primeira vez, como é o caso da Recuperação e Golpe do Cartão. Além das opões para iniciantes, temos também vias mais fortes, como a Coração Valente, Falar é Fácil. Existe uma via que há possibilidade de proteção móvel. Todos esses fatores dão as características de um completo campo escola.

O sol bate forte durante todo o dia. convém entrar bem cedo. Há possibilidade de rapel em todas as vias com 1 corda de 60 metros. O por do sol é fantástico e é possível ver de todas as vias.

O setor foi descoberto por Leandro do Carmo em 2013, quando foi aberta a primeira via, a Bruno Silva, conquistada por Leandro do Carmo e Ary Carlos. Logo após, foram conquistadas a Golpe do Cartão, De Olhos na Vizinhas e Didática. Alguns anos mais tarde, mais possibilidades foram descobertas com a abertura do acesso percorrendo quase toda a parede. Nessa segunda etapa de conquistas, Leandro do Carmo, Marcelo Correa e Luis Augusto Avellar abriram as demais vias com destaque para a CNM 15 e a Coração Valente, entre outras.
Como chegar à base: Seguindo pela Serrinha que liga Itaipu à Itaipuaçu, pode deixar o carro em um recuo ao lado de uma placa grande de "Proibido Jogar Lixo" e subir um pouquinho, seguindo a cerca até onde ela termina em uma pedra. Passa exprimido entre a cerca e a pedra e começa a subir por entre pequenos blocos soltos, passa ao lado de um bambuzal e segue uma trilha razoavelmente demarcada, passa por um platô com redes velhas penduradas e sobe à esquerda entre blocos e vai seguindo os totens até encontrar a parede. A primeira via é a Didática (tem uma parada dupla na base)

OBS: A única via com acesso diferente ao citado, é a Bruno Silva. Seu acesso é feito ao lado do início da trilha do Mourão, num largo, seguindo uma a trilha não muito definida, mas muito tranquila, leva-se uns 10 minutos no máximo, para chegar a base.
Coordenadas: -22.964418459982646,-43.024087277608245
Encontrou algo errado? Clique aqui